Object description of attention
"The Field Next to the Other Road" (O campo próximo à outra estrada), Jean-Michel Basquiat - 1981.
Acrílica, tinta esmalte em spray, tinta, óleo em bastão, tinta metálica e tinta sobre tela.
Exposição em cartaz no CCBB SP de 25 de janeiro à 7 de maio de 2018.
Description about your experience
Ao fechar os olhos lembrei das etapas de observação e de minha "entrada" na obra, pois, nas 3 partes de dedicação de atenção à obra, foi como ir penetrando nos detalhes da pintura, compreendendo os traços do artista e supondo suas intenções em cada detalhe. Também pensei, com os olhos fechados, no que me motivou a escolher essa obra (como fui fisgada por ela) e foi o fato de ser um homem puxando um boi. Isso me fez lembrar de quando fui vegana, me conectando com a obra. Mas, eu não havia observado corretamente. Eu olhei, mas não vi. Quando dediquei uma real atenção à obra, principalmente com os ouvidos tapados, que percebi ser uma vaca na pintura. Com os olhos fechados lembrei de associar os respingos de tinta branca espalhados pelo quadro com o leite. Lembrei também do exercício de, com os ouvidos destampados, nos primeiros 5 min de atenção, percorrer a obra, de um lado ao outro, percebendo suas partes. Em seguida, com os ouvidos tapados, tive a sensação de "entrar" na obra, sentindo as pinceladas, o movimento da tinta e conseguindo ficar totalmente atenta à minha observação, sem ruídos externos que antes atrapalharam (alarme, passos, pequenas conversas, celulares fotografando e até a minha respiração). Por fim, ainda de olhos fechados e afastada da obra, lembrei que nos últimos 5 min de atenção escolhi observar o todo da obra, me distanciando e percebendo o conjunto dos detalhes observados separados anteriormente.
Register your experience here
Share your experience in texts and images using the attention exercises of the educational material
Download
The educational material is available for download in PDF
Disclaimer The texts and images published by third parties in the Invitation to Attention area are of sole responsibility of their authors and do not translate the opinion of the Fundação Bienal de São Paulo. Their publication serves the purpose of stimulating the debate on contemporary art and showing the diverse tendencies of the current thought on these subjects.