Descrição do objeto de atenção
"The Field Next to the Other Road" (O campo próximo à outra estrada), Jean-Michel Basquiat - 1981.
Acrílica, tinta esmalte em spray, tinta, óleo em bastão, tinta metálica e tinta sobre tela.
Exposição em cartaz no CCBB SP de 25 de janeiro à 7 de maio de 2018.
Registro da experiência
Ao fechar os olhos lembrei das etapas de observação e de minha "entrada" na obra, pois, nas 3 partes de dedicação de atenção à obra, foi como ir penetrando nos detalhes da pintura, compreendendo os traços do artista e supondo suas intenções em cada detalhe. Também pensei, com os olhos fechados, no que me motivou a escolher essa obra (como fui fisgada por ela) e foi o fato de ser um homem puxando um boi. Isso me fez lembrar de quando fui vegana, me conectando com a obra. Mas, eu não havia observado corretamente. Eu olhei, mas não vi. Quando dediquei uma real atenção à obra, principalmente com os ouvidos tapados, que percebi ser uma vaca na pintura. Com os olhos fechados lembrei de associar os respingos de tinta branca espalhados pelo quadro com o leite. Lembrei também do exercício de, com os ouvidos destampados, nos primeiros 5 min de atenção, percorrer a obra, de um lado ao outro, percebendo suas partes. Em seguida, com os ouvidos tapados, tive a sensação de "entrar" na obra, sentindo as pinceladas, o movimento da tinta e conseguindo ficar totalmente atenta à minha observação, sem ruídos externos que antes atrapalharam (alarme, passos, pequenas conversas, celulares fotografando e até a minha respiração). Por fim, ainda de olhos fechados e afastada da obra, lembrei que nos últimos 5 min de atenção escolhi observar o todo da obra, me distanciando e percebendo o conjunto dos detalhes observados separados anteriormente.
Download
Baixe o conteúdo completo da publicação educativa em PDF
Aviso Legal Os textos e imagens publicados por terceiros na área de Convite à atenção são de responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião da Fundação Bienal de São Paulo. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre a arte contemporânea e de refletir as diversas tendências do pensamento atual sobre os temas tratados.