Object description of attention
Visita Pinacoteca do Estado - 15/06/2018 - 14:00/18:00
Curso de Formação Educadores 33 Bienal
Subgrupo Anita: Affonso Prado, Carolina Petrucci Rosa, Josiane Cavalcante, Kim Cavalcante, Leila Rangel, Ludmila Costa Cayres, Marcia Falsetti Viviane Silveira, Monika Jun Honma e Renato Ferreira Lopez.
Exposição Hilma Af Klimt
Description about your experience
Modo coletivo Combinados mediador Anita Cartas selecionadas 1- Encontrar uma obra Até o encontro, há um caminho a ser percorrido. Observar seus passos, suas escolhas, o que está à sua volta. Arriscar-se a escolher a obra que mais te desafie. 2 - Dedicar atenção 5 min - investigar a obra generosamente 5 min - Relembrar como era descobrir o mundo em sua infância. Com essa memória, explorar a obra. 5 min - Retornar ao momento presente e permanecer observando a obra. 3 - Registrar a experiência Afastar-se da obra. Recolher-se por alguns minutos. Em uma folha de papel, escrever uma pequena história sobre a experiência que você teve com a obra. 4 - Compartilhar modo coletivo - Reunir o grupo e relatar como foi sua realização da etapa Encontrar uma obra. - Orientar a cada pessoa do grupo que relate a realização das etapas Dedicar atenção e Registrar a experiência. - Organizar a ordem das falas, assegurando que todos se escutem e que a palavra circule sem hierarquias. - Evitar que os participantes se interrompam. - Garantir que os relatos não sejam discutidos ou comentados antes que todos terminem. Encontrar uma obra: Solicitado pela Anita que escolhesse um trabalho da exposição. Minha 2a visita à exposição. Dúvida sobre qual pintura escolher diante da expografia: uma localizada na sala de entrada e a outra no final da exposição. Definição pela segunda durante a orientação da Anita com o grupo. Não pensei no trajeto proporcionado para o grupo, levei-os do local em que estávamos reunidos para o local da obra em silêncio. Incômodo de selecionar 1 obra. Incômodo em passar por toda a exposição sem paradas. Risco. Estranhamento dos participantes com outros grupos pelo espaço expositivo. Opção em compartilhar os registros feitos no Dedicar atenção e Registrar a experiência. Texto escrito no Registrar a experiência: 1 EXU Atravessei como uma flecha por espaços Não, meu amor, Não posso me enamorar por você Não agora Meu compromisso é outro. 2 Adentro a caverna Está habitada Vozes murmuram Outra tribo Não falamos a mesma língua ENCONTRO 3 Me sento a teus pés Não ouso te encarar Vou aos poucos me apaixonando por vc por tuas formas por tuas linhas por tuas cores (Delícias! O Jardim das Delícias) Tentando desvendar sua geometria Sou um astronauta argonauta Viajando pelo espaço Vendo o Nascimento de um Novo Mundo. 4 Ah! Não devia ter faltado às aulas de matemática! Ah! Não devia ter faltado às aulas de Ciências! Vou passar as tardes na biblioteca entre as estantes de astronomia e religião Lá vou encontrar meu futuro namorado e ele me levará até um observatório. Passaremos as noites trocando juras de amor. Somos pó de estrelas. Texto 2 escrito no Dedicar atenção: Anotações Infância Para Leila ❤️ Brincar de casinha Brincar de ficar olhando o céu pela janela Brincar de acompanhar o caminho da formiga Ficar deitado na grama dando nomes para as nuvens Se apaixonar por uma flor Se apaixonar por um porquinho da Índia Ficar vendo a chuva formar um riozinho na sarjeta o trânsito da rua e o reflexo na poça de água Ficar preso embaixo de um toldo esperando a chuva passar Ficar embaixo do edredon (só mais um pouquinho) Ficar sentado no escuro quando a luz faltar Namorar Fazer cafuné em um bichinho Cochilar Tentar alguma coisa até conseguir: Assoviar, andar de bicicleta, dar cambalhota, plantar bananeira, prender a respiração, ficar sem rir, não piscar, desenhar...
Register your experience here
Share your experience in texts and images using the attention exercises of the educational material
Download
The educational material is available for download in PDF
Disclaimer The texts and images published by third parties in the Invitation to Attention area are of sole responsibility of their authors and do not translate the opinion of the Fundação Bienal de São Paulo. Their publication serves the purpose of stimulating the debate on contemporary art and showing the diverse tendencies of the current thought on these subjects.