Descrição do objeto de atenção
Visita Pinacoteca do Estado - 15/06/2018 - 14:00/18:00
Curso de Formação Educadores 33 Bienal
Subgrupo Anita: Affonso Prado, Carolina Petrucci Rosa, Josiane Cavalcante, Kim Cavalcante, Leila Rangel, Ludmila Costa Cayres, Marcia Falsetti Viviane Silveira, Monika Jun Honma e Renato Ferreira Lopez.
Exposição Hilma Af Klimt
Registro da experiência
Modo coletivo Combinados mediador Anita Cartas selecionadas 1- Encontrar uma obra Até o encontro, há um caminho a ser percorrido. Observar seus passos, suas escolhas, o que está à sua volta. Arriscar-se a escolher a obra que mais te desafie. 2 - Dedicar atenção 5 min - investigar a obra generosamente 5 min - Relembrar como era descobrir o mundo em sua infância. Com essa memória, explorar a obra. 5 min - Retornar ao momento presente e permanecer observando a obra. 3 - Registrar a experiência Afastar-se da obra. Recolher-se por alguns minutos. Em uma folha de papel, escrever uma pequena história sobre a experiência que você teve com a obra. 4 - Compartilhar modo coletivo - Reunir o grupo e relatar como foi sua realização da etapa Encontrar uma obra. - Orientar a cada pessoa do grupo que relate a realização das etapas Dedicar atenção e Registrar a experiência. - Organizar a ordem das falas, assegurando que todos se escutem e que a palavra circule sem hierarquias. - Evitar que os participantes se interrompam. - Garantir que os relatos não sejam discutidos ou comentados antes que todos terminem. Encontrar uma obra: Solicitado pela Anita que escolhesse um trabalho da exposição. Minha 2a visita à exposição. Dúvida sobre qual pintura escolher diante da expografia: uma localizada na sala de entrada e a outra no final da exposição. Definição pela segunda durante a orientação da Anita com o grupo. Não pensei no trajeto proporcionado para o grupo, levei-os do local em que estávamos reunidos para o local da obra em silêncio. Incômodo de selecionar 1 obra. Incômodo em passar por toda a exposição sem paradas. Risco. Estranhamento dos participantes com outros grupos pelo espaço expositivo. Opção em compartilhar os registros feitos no Dedicar atenção e Registrar a experiência. Texto escrito no Registrar a experiência: 1 EXU Atravessei como uma flecha por espaços Não, meu amor, Não posso me enamorar por você Não agora Meu compromisso é outro. 2 Adentro a caverna Está habitada Vozes murmuram Outra tribo Não falamos a mesma língua ENCONTRO 3 Me sento a teus pés Não ouso te encarar Vou aos poucos me apaixonando por vc por tuas formas por tuas linhas por tuas cores (Delícias! O Jardim das Delícias) Tentando desvendar sua geometria Sou um astronauta argonauta Viajando pelo espaço Vendo o Nascimento de um Novo Mundo. 4 Ah! Não devia ter faltado às aulas de matemática! Ah! Não devia ter faltado às aulas de Ciências! Vou passar as tardes na biblioteca entre as estantes de astronomia e religião Lá vou encontrar meu futuro namorado e ele me levará até um observatório. Passaremos as noites trocando juras de amor. Somos pó de estrelas. Texto 2 escrito no Dedicar atenção: Anotações Infância Para Leila ❤️ Brincar de casinha Brincar de ficar olhando o céu pela janela Brincar de acompanhar o caminho da formiga Ficar deitado na grama dando nomes para as nuvens Se apaixonar por uma flor Se apaixonar por um porquinho da Índia Ficar vendo a chuva formar um riozinho na sarjeta o trânsito da rua e o reflexo na poça de água Ficar preso embaixo de um toldo esperando a chuva passar Ficar embaixo do edredon (só mais um pouquinho) Ficar sentado no escuro quando a luz faltar Namorar Fazer cafuné em um bichinho Cochilar Tentar alguma coisa até conseguir: Assoviar, andar de bicicleta, dar cambalhota, plantar bananeira, prender a respiração, ficar sem rir, não piscar, desenhar...
Download
Baixe o conteúdo completo da publicação educativa em PDF
Aviso Legal Os textos e imagens publicados por terceiros na área de Convite à atenção são de responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião da Fundação Bienal de São Paulo. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre a arte contemporânea e de refletir as diversas tendências do pensamento atual sobre os temas tratados.