affective
affinities
33bienal/sp

7 sep - 9 dec, 2018
free admission

Invitation to Attention


Luiza

Object description of attention
Um quadro com uma foto tirada pelo meu marido, que é fotógrafo. A foto é de uma gata que tínhamos, que fugiu há alguns anos. Pode-se ver, em primeiro plano, só a silhueta da gata, em preto, sentada. Ao longe, em alto contraste em preto e branco, há um emaranhado de folhas e galhos de diferentes tipos. A foto foi tirada da janela do primeiro quarto que compartilhamos.

Description about your experience

O tema da foto é aquilo que está ausente da foto: a gata está apenas sugerida, só é possível divisar sua silhueta, que no plano da imagem é um vazio em preto. Ela efetivamente está ausente. Refleti sobre a ausência como uma espécie de resistência - a quê? Na imagem, os galhos parecem sumir ou se deter quando encontram o contorno da silhueta. A vida (aquilo que cresce, o caos) se detém diante de uma ausência? Uma ausência mancha o tecido da vida de maneira a reconfigurar essas forças (como um buraco negro e seu poder de atração)? Após o exercício, meu corpo queria fazer um gesto com as mãos como que de acolhimento, como se eu quisesse segurar uma pequena esfera de energia, contida mas potente. Morte e ausêcia criando em mim uma necessidade de gerar e conter - e cuidar. Um movimento e de alguma maneira uma superação. Não convite o choro.

Register your experience here

Share your experience in texts and images using the attention exercises of the educational material

Download

The educational material is available for download in PDF

Share   

Disclaimer
The texts and images published by third parties in the Invitation to Attention area are of sole responsibility of their authors and do not translate the opinion of the Fundação Bienal de São Paulo. Their publication serves the purpose of stimulating the debate on contemporary art and showing the diverse tendencies of the current thought on these subjects.