affective
affinities
33bienal/sp

7 sep - 9 dec, 2018
free admission

Invitation to Attention


célia barros

Object description of attention
Untitled (Human Mask) – Pierre Huyghe, 2014 video de 19:17 min Imagens de Fukusmima pouco tempo após o desastre. Dentro de um espaço muito escuro com decoração japonesa, um macaco vestido de garçonete, com peruca de cabelo negro comprido e uma máscara noh que lembra um rosto feminino, passa o tempo entre vários cômodos.

Description about your experience

Encontrar uma obra: Até ao encontro há um caminho a ser percorrido. Nele há espaço para desacelerar? “Quem tem hora não tem tempo: tempo de olhar o tempo.” Daniel Munduruku Eu já tinha escolhido a obra fazia dois dias e devido a problemas de saúde não consegui me organizar para fazer o exercício corretamente. Chegou uma hora que era a hora que tem que ser agora, mas eu ia adiando à medida que várias coisinhas iam se inserindo no caminho e cada vez eu estava mais ansiosa. Entretanto também me dei conta que no vídeo que tinha escolhido, o macaco usa uma mascara Noh e eu tinha passado o dia anterior vendo vários vídeos sobre esse teatro, buscando informações sobre o papel do ator secundário (waki). Isso me deixou ainda mais ansiosa. Por isso escolhi essa carta. Era uma pergunta que eu já estava me fazendo. Dedicar atenção: 5 min – investigar a obra generosamente 5 min – Observar o seu corpo e sua respiração diante da obra. Perceber como você se comporta 5 min – Retomar a atenção a obra Confesso que alternei inevitavelmente os três estados ao longo do vídeo que dura aproximadamente 20 min. No início tentei resistir, mas depois deixei rolar entre investigar generosamente a obra, entender o meu estado e voltar à obra. Isso aconteceu várias vezes durante o filme. As pequenas distrações (janela pop-up do java que saltou e interrompeu três vezes o vídeo, celular piscando, a minha tosse que me assaltou duas vezes durante a exibição, o meu reflexo na tela do computador cada vez que o vídeo ficava muito escuro) foram extremamente irritantes e me exasperaram muito mais que todas as outras vezes que já tinha visto o vídeo. Ao mesmo tempo, pela primeira vez me surpreendi quando o vídeo acabou. Senti ele muito curto ao contrário de todas as outras vezes onde todo aquele silêncio e expectativa me exasperavam ao mesmo tempo que me instigavam. Registrar a experiência: Afastar-se da obra. Recolher-se por alguns minutos. Prestar atenção em sua respiração. Se quiser, tapar os ouvidos. Concentrar-se apenas em sua respiração. Recordar as sensações vivenciadas durantes a experiência que você teve com a obra. Guardá-las em sua memória. Optei apenas por concentrar na respiração. Mantive o meu corpo na mesma posição de repouso em que estava e fechei os olhos. Veio apenas uma sensação muito forte, apesar que durante o vídeo senti várias coisas. O quanto humanizamos os animais, o quanto eles são humanos (perspectivismo ameríndio), o quanto ele sabia que estava usando uma máscara. Tudo resto, o jeito de passar o tempo, o simbolismo da máscara Noh, o adestramento do animal, a respiração dele que me tocou muito dessa vez, entre outras sensações, não vieram tão fortes, mas tive vontade de registrá-las aqui.

Register your experience here

Share your experience in texts and images using the attention exercises of the educational material

Download

The educational material is available for download in PDF

Share   

Disclaimer
The texts and images published by third parties in the Invitation to Attention area are of sole responsibility of their authors and do not translate the opinion of the Fundação Bienal de São Paulo. Their publication serves the purpose of stimulating the debate on contemporary art and showing the diverse tendencies of the current thought on these subjects.