afinidades
afetivas
33bienal/sp

7 set - 9 dez, 2018
entrada gratuita

Convite à atenção


célia barros

Descrição do objeto de atenção
Untitled (Human Mask) – Pierre Huyghe, 2014 video de 19:17 min Imagens de Fukusmima pouco tempo após o desastre. Dentro de um espaço muito escuro com decoração japonesa, um macaco vestido de garçonete, com peruca de cabelo negro comprido e uma máscara noh que lembra um rosto feminino, passa o tempo entre vários cômodos.

Registro da experiência

Encontrar uma obra: Até ao encontro há um caminho a ser percorrido. Nele há espaço para desacelerar? “Quem tem hora não tem tempo: tempo de olhar o tempo.” Daniel Munduruku Eu já tinha escolhido a obra fazia dois dias e devido a problemas de saúde não consegui me organizar para fazer o exercício corretamente. Chegou uma hora que era a hora que tem que ser agora, mas eu ia adiando à medida que várias coisinhas iam se inserindo no caminho e cada vez eu estava mais ansiosa. Entretanto também me dei conta que no vídeo que tinha escolhido, o macaco usa uma mascara Noh e eu tinha passado o dia anterior vendo vários vídeos sobre esse teatro, buscando informações sobre o papel do ator secundário (waki). Isso me deixou ainda mais ansiosa. Por isso escolhi essa carta. Era uma pergunta que eu já estava me fazendo. Dedicar atenção: 5 min – investigar a obra generosamente 5 min – Observar o seu corpo e sua respiração diante da obra. Perceber como você se comporta 5 min – Retomar a atenção a obra Confesso que alternei inevitavelmente os três estados ao longo do vídeo que dura aproximadamente 20 min. No início tentei resistir, mas depois deixei rolar entre investigar generosamente a obra, entender o meu estado e voltar à obra. Isso aconteceu várias vezes durante o filme. As pequenas distrações (janela pop-up do java que saltou e interrompeu três vezes o vídeo, celular piscando, a minha tosse que me assaltou duas vezes durante a exibição, o meu reflexo na tela do computador cada vez que o vídeo ficava muito escuro) foram extremamente irritantes e me exasperaram muito mais que todas as outras vezes que já tinha visto o vídeo. Ao mesmo tempo, pela primeira vez me surpreendi quando o vídeo acabou. Senti ele muito curto ao contrário de todas as outras vezes onde todo aquele silêncio e expectativa me exasperavam ao mesmo tempo que me instigavam. Registrar a experiência: Afastar-se da obra. Recolher-se por alguns minutos. Prestar atenção em sua respiração. Se quiser, tapar os ouvidos. Concentrar-se apenas em sua respiração. Recordar as sensações vivenciadas durantes a experiência que você teve com a obra. Guardá-las em sua memória. Optei apenas por concentrar na respiração. Mantive o meu corpo na mesma posição de repouso em que estava e fechei os olhos. Veio apenas uma sensação muito forte, apesar que durante o vídeo senti várias coisas. O quanto humanizamos os animais, o quanto eles são humanos (perspectivismo ameríndio), o quanto ele sabia que estava usando uma máscara. Tudo resto, o jeito de passar o tempo, o simbolismo da máscara Noh, o adestramento do animal, a respiração dele que me tocou muito dessa vez, entre outras sensações, não vieram tão fortes, mas tive vontade de registrá-las aqui.

Download

Baixe o conteúdo completo da publicação educativa em PDF

Compartilhe   

Aviso Legal
Os textos e imagens publicados por terceiros na área de Convite à atenção são de responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião da Fundação Bienal de São Paulo. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre a arte contemporânea e de refletir as diversas tendências do pensamento atual sobre os temas tratados.