A Autoescola Insular é um espaço de autoaprendizagem e investigação prática que integra a Programação Pública da 33ª Bienal e se inicia antes da mostra, aproveita as oportunidades oferecidas pelas semanas prévias de montagem e se prolonga no tempo, até seu encerramento. É concebido e coordenado pelo artista Rafael Sánchez-Mateos Paniagua em colaboração com Eneas Bernal (acompanhamento) e da equipe da Fundação Bienal de São Paulo (pesquisa, educação, produção e comunicação).
Animação: Coleção de amuletos do Museo del Pueblo Español. Vinculada ao projeto da Autoescola Insular, proposta pelo artista Rafael Sánchez-Mateos Paniagua para a #33bienal
O escritor espanhol Amador Fernández-Savater e a educadora indígena Cristine Takuá são convidados a compartilhar pensamentos e pesquisas sobre atenção e afetos, a partir de suas experiências e práticas políticas. O encontro encerra as atividades mobilizadas pelo projeto Autoescola Insular ao longo da 33ª Bienal.
Pavilhão da Bienal (2º andar) Espaço de encontro 2
O encontro propõe um exercício de atenção voltado para as representações corporais nas artes, seguido de uma conversa aberta sobre a influência das cosmovisões religiosas na construção dessas representações, seja reforçando e/ou negando estereótipos. Também serão discutidos os limites e potências práticas da relação entre arte, gênero e religião.
Pavilhão da Bienal (Térreo) Espaço de encontro 1
Em uma caminhada de 4.600 metros pelo Parque Ibirapuera, os participantes conhecerão um pouco da história da vida na Terra, do ritmo em que os fenômenos se expressaram até chegar à nossa experiência atual, de vida urbana, industrializada e globalizada. Saindo do 3ª andar do Pavilhão da Bienal, cada metro percorrido representará a passagem de 1 milhão de anos. Durante a caminhada, serão propostos alguns exercícios de percepção, visando uma conexão cada vez mais profunda com os processos vivos que observamos e dos quais, ao mesmo tempo, fazemos parte. Compreender e vivenciar essa conexão é fundamental para todas as pessoas, em especial no momento em que vivemos grandes mudanças no clima. Depois de um percurso pelo Parque, o grupo retornará ao piso térreo do Pavilhão da Bienal. A caminhada foi desenvolvida pelo professor Stephan Harding, do Schumacher College.
Pavilhão da Bienal (3º andar)
Através de diversos exercícios que põem num mesmo plano o pensar e o fazer, o Modo Operativo AND - desenvolvido por Fernanda Eugenio - permite a investigação direta e experiencial dos mecanismos singulares e coletivos da convivência, propondo ferramentas concretas para potencializar processos de colaboração, co-aprendizagem e negociação da convivência. Nomeadamente, permite perceber padrões comportamentais e tendências relacionais, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades de auto-regulação emocional, de auto-gestão da atenção (seleção, focalização e coordenação dos estímulos), e de tomada de decisão e execução consequentes. No âmbito da oficina, a interface ‘jogo de tabuleiro’ é aquela que serve de base à partilha. Neste jogo não há regras pré-estabelecidas mas sim regras imanentes, que emergem do próprio jogar, ou seja, do co-posicionamento e da co-responsabilização de quem participa. Através de um trabalho de dobra-e-desdobra e de manuseamento direto da materialidade dos acontecimentos, é possível ‘pensar com as mãos’ as questões da convivência, da sustentabilidade, da criatividade, da tolerância e da reciprocidade. A oficina será mediada por Naiá Delion e contará com a exibição do vídeo O Modo Operativo AND & a Escola de Verão AND. Saiba mais sobre o AND_Lab
Pavilhão da Bienal (2º andar) Espaço de encontro 2
O educador alemão apresenta sua experiência com mediação em exposições de arte. Ulrich Schötker estudou arte-educação, belas artes, literatura alemã e medialogia (media studies) em Kassel, Londres e Madri. Também trabalhou como professor em Berlim e Madri, onde foi um dos fundadores do espaço Liquidação Total, em 2002. Entre 2004 e 2008 foi pesquisador na Universidade de Hamburgo e investigou a relação entre arte-educação e educação em museus. Foi co-curador de WALDEN #3 - oder Das Kind als Medium (WALDEN #3 - ou a criança como meio) na Kusthaus Dresden. Dirigiu o programa educativo da documenta 12 (2007). Atualmente trabalha como professor em Hamburgo.
Pavilhão da Bienal (2º andar) Espaço de encontro 2
Pavilhão da Bienal (2º andar) Espaço de encontro 2
Pavilhão da Bienal (Térreo) Espaço de encontro 1
Pavilhão da Bienal (3º andar)
Pavilhão da Bienal (2º andar) Espaço de encontro 2
Pavilhão da Bienal (2º andar) Espaço de encontro 2