afinidades
afetivas
33bienal/sp

7 set - 9 dez, 2018
entrada gratuita

Vídeos


#33bienal (Artistas-curadores) Wura-Natasha Ogunji

Wura-Natasha Ogunji convidou artistas para criar, assim como ela, novos trabalhos em um processo curatorial colaborativo e horizontal. Seus trabalhos são afetados por suas histórias individuais e pelas complexas relações que mantêm com suas terras, nações e territórios.

#33bienal (Artistas-curadores) Wura-Natasha Ogunji

Wura-Natasha Ogunji convidou artistas para criar, assim como ela, novos trabalhos em um processo curatorial colaborativo e horizontal. Seus trabalhos são afetados por suas histórias individuais e pelas complexas relações que mantêm com suas terras, nações e territórios.

#33bienal (Artistas-curadores) Antonio Ballester Moreno

Antonio Ballester Moreno aborda sua curadoria na 33ª Bienal como forma de contextualizar um universo baseado na relação íntima entre biologia e cultura, com referências à história da abstração e sua interação com natureza, pedagogia e espiritualidade.

#33bienal (Artistas-curadores) Claudia Fontes

Para sua exposição, Claudia Fontes parte de uma metanarrativa: um livro fictício homônimo cujo conteúdo é desconhecido, salvo por alguns fragmentos e por seus vestígios materiais.

#33bienal (Artistas-curadores) Mamma Andersson

Para sua exposição, Mamma Andersson reúne um grupo de artistas que têm inspirado e nutrido sua produção como pintora. Em comum, todos os participantes compartilham o interesse pela figuração expressiva e pelo corpo humano.

#33bienal (Artistas-curadores) Alejandro Cesarco

A partir de seu interesse em questões como repetição, narrativa e tradução, Alejandro Cesarco realiza uma curadoria de obras de artistas que compartilham de suas inquietações conceituais e estéticas.

#33bienal (Artistas-curadores) Sofia Borges

A curadoria de Sofia Borges parte de interpretações filosóficas sobre a tragédia grega para mergulhar em uma colagem de referências mitológicas.

#33bienal (Artistas-curadores) Waltercio Caldas

Waltercio Caldas, que sempre considerou a história da arte como material de trabalho, projeta um espaço em que obras de diversos artistas são confrontadas com trabalhos de sua autoria.

#33bienal Público

Os visitantes da #33bienal falam sobre as suas próprias afinidades afetivas e impressões sobre a exposição. Até 9 de dezembro de 2018 no Parque do Ibirapuera.

#33bienal A Fundação por trás da Bienal

Artistas, equipes, montadores, curadores, entuasiastas, parceiros, apoiadores e o grande público: uma edição da Bienal é feita por muitos. Conheça os processos da instituição que produz a #33bienal nas palavras de sua superintendente executiva, Luciana Guimarães.

#33bienal Desligue o automático

Filme publicitário sobre a 33ª Bienal de São Paulo questiona como administramos nossa concentração ao que está à nossa volta.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Considerações finais

Considerações finais por Gabriel Pérez-Barreiro, D. Graham Burnett e Stefanie Hessler. 18 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Painel de discussão

Painel de discussão com Kapwani Kiwanga, Yael Geller, D. Graham Burnett e Rafael Sánchez-Mateos Paniagua. 18 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Jeff Dolven

Palestra de Jeff Dolven, "Tudo de uma vez agora". 18 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Bruno Moreschi

Conversa com Bruno Moreschi, "Uma outra 33ª Bienal de São Paulo: Ações, resultados e apresentação experimental". 18 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Vivian Caccuri

Conversa performativa com Vivian Caccuri, "Mosquitos também choram". 18 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Yael Geller

Palestra de Yael Geller, "Obsessão como um fenômeno de atenção". 17 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Catherine Hansen & Joanna Fiduccia

Conversa performativa com Catherine Hansen e Joanna Fiduccia, "Duas variedades de atenção surrealista. Uma conversa colaborativa". 17 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Ivone Gebara

Palestra de Ivone Gebara, "Além do cristianismo patriarcal: um breve esboço de uma ética ecofeminista para a coexistência humana". 17 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Thiago Rocha Pitta

Conversa com Thiago Rocha Pitta, "Mapas temporais de uma terra não sedimentada". 17 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Autoescola Insular de Atenta

Conversa com Rafael Sánchez-Mateos Paniagua, "Autoescola Insular de Atenta". 17 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) D. Graham Burnett

Palestra de D. Graham Burnett, "Qual é o trabalho da atenção?" 17 de novembro de 2018, Pavilhão da Bienal. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Maria Cristina Franco Ferraz

Palestra de Maria Cristina Franco Ferraz, "Por uma política de ruminação em tempos de dispersão hiperconectada". 16 de novembro de 2018, Sesc Vila Mariana. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Stefanie Hessler

Conversa performativa com Stefanie Hessler, "A atenção como ferramenta curatorial e a política da atenção (de gênero)". 16 de novembro de 2018, Sesc Vila Mariana. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Virgínia Kastrup

Palestra de Virgínia Kastrup, "A atenção na experiência estética e no trabalho do cartógrafo". 16 de novembro de 2018, Sesc Vila Mariana. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Katarzyna Kasia

Palestra de Katarzyna Kasia, "A atenção e seu inimigo". 16 de novembro de 2018, Sesc Vila Mariana. O Simpósio Práticas de Atenção propôs conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Introdução

Introdução por Gabriel Pérez-Barreiro, D. Graham Burnett e Stefanie Hessler. Entre 16 e 18 de novembro de 2018, a Fundação Bienal de São Paulo, em parceria com o Sesc-SP, realizou o Simpósio Práticas de Atenção, propondo conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Simpósio Práticas de Atenção) Abertura

Entre 16 e 18 de novembro de 2018, a Fundação Bienal de São Paulo, em parceria com o Sesc-SP, realizou o Simpósio Práticas de Atenção, propondo conversas públicas, oficinas e performances, sobre uma das maiores questões da nossa época: a atenção.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Sociedade Brasileira de Psicanálise

O encontro de fechamento do programa Des/re/organizações afetivas propôs uma prática de atenção pelo espaço expositivo seguido de uma conversa com Luciana Saddi, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, que estabeleceu relações entre o convite à atenção e a psicanálise.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Mandato Cidadanista

O programa Des/re/organizações afetivas recebe a representante do Mandato Cidadanista, Cristine Takuá. Ela apresenta a iniciativa, desde o que motivou seu surgimento a como ela difere de modelos políticos tradicionais e transforma a ideia de representação.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Luciana Alves & Ana Helena Passos

O programa Des/re/organizações afetivas recebeu Luciana Alves e Ana Helena Passos. Elas falam sobre o conceito de branquitude, que des/re/organiza a noção de raça inventada no século 19 pelos brancos.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Tor Project

O programa Des/re/organizações afetivas recebe o representante do Tor Project, Gustavo Gus. Ele fala sobre sobre ciência da informação e autodefesa digital com base no software homônimo de código aberto. A interlocução é de Marília Bonas.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Arco Escola-Cooperativa

O programa Des/re/organizações afetivas recebe os representantes da Arco Escola-Cooperativa. Eles falam sobre o coletivo, criado por professores, pedagogos, psicanalistas e artistas, que visam a construção de uma escola cooperativa de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A interlocução é de Lilian L'Abbate Kelian.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Banco Comunitário União Sampaio

O programa Des/re/organizações afetivas recebeu o representante do Banco Comunitário União Sampaio, Thiago Vinicius. Ele fala sobre o sistema de microcrédito criado na comunidade Jardim Maria Sampaio, no Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo. A interlocução é de Gleicy Silva. (áudio apenas)

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Família Stronger

O programa Des/re/organizações afetivas recebe o representante da família LGBTI+ Família Stronger, Elvis Justino. Ele fala sobre a comunidade, que atualmente conta com 250 membros trans, cis, travestis, gays, bissexuais e lésbicas, em uma rede afetiva contra o preconceito e a intolerância.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) data_labe

O programa Des/re/organizações afetivas recebe os jornalistas Gilberto Vieira e Clara Sacco. Eles falam sobre o laboratório de informações data_labe, uma equipe composta por jovens moradores de territórios populares que produzem novas narrativas por meio de dados.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) EMEF Presidente Campos Salles

O programa Des/re/organizações afetivas convida a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles para contar sobre o processo de retirada dos muros da escola e de implementação de uma nova metodologia pedagógica. A interlocução é de Helena Freire Weffort.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) COPROMO

O programa Des/re/organizações afetivas recebeu os arquitetos e urbanistas Ícaro Vilaça e Mário Braga. Eles falam sobre o projeto "COPROMO - Cooperativa Pró Moradia de Osasco", idealizado em 1991 pelo grupo Usina, entidade sem fins lucrativos que presta assessoria técnica a movimentos populares na área de habitação e reforma urbana.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Clínica Aberta de Psicanálise

O programa Des/re/organizações afetivas recebeu o psicanalista Tales Ab'saber. Ele fala sobre o projeto Clínica Aberta de Psicanálise, sediado na Casa do Povo. A interlocução é de Miguel Bairrão.

#33bienal (Des/re/organizações afetivas) Gabriel Pérez-Barreiro e Thiago Gil

O programa Des/re/organizações afetivas apresenta uma conversa aberta com o curador Gabriel Pérez-Barreiro e o pesquisador Thiago Gil sobre as mudanças curatoriais realizadas na 33ª Bienal de São Paulo.

#33bienal (Palestra) Vera Pallamin

Registro da palestra "Mil gestos ínfimos: quando a atenção se aproxima da inscrição igualitária", pela professora de Arquitetura e Filosofia Vera Pallamin. 4 de agosto de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Palestra) Convite à atenção

Panorama dos materiais educativos das Bienais de São Paulo, seguido de reflexões e práticas que integram o projeto educativo da #33bienal e sua publicação educativa. 31 de julho de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Palestra) Christian Dunker

Registro da palestra "A educação do olhar e a leitura de imagens", pelo psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker. 28 de julho de 2018, Pavilhão da Bienal. (áudio apenas)

#33bienal (Palestra) Estrutura e práticas curatoriais

Apresentação do projeto curatorial da 33ª Bienal e um breve histórico das Bienais de São Paulo desde suas primeiras edições. 24 de julho de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Palestra) Maria Lucia da Silva

Registro da palestra "Diferença e afetividade: construindo pontes para o diálogo", pela diretora e presidente do Instituto AMMA Psique e Negritude, Maria Lucia da Silva. 14 de julho de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Palestra) Henrique Z.M. Parra

Registro da palestra "Políticas do comum: alianças entre o sensível e o intangível', pelo professor Henrique Z.M. Parra. 30 de junho de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Palestra) Cristiano Rezende

Registro da palestra "Afeto, conhecimento e atenção em Espinosa: uma revolução copernicana na ética e na estética", pelo professor Cristiano Rezende. 16 de junho de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Palestra) Cassiano Sydow Quilici

Registro da palestra "Arte como experiência e as qualidades da atenção", pelo pesquisador, ensaísta e dramaturgo, Cassiano Sydow Quilici. 9 de junho de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Ações educativas) Lançamento de 'Convite à atenção'

A Fundação Bienal sediou o lançamento da publicação educativa da #33bienal. Com Gabriel Pérez-Barreiro, Lilian L'Abbate Kelian, Helena Freire Weffort e Lorenzo Mammì. 21 de março de 2018, Pavilhão da Bienal.

#33bienal Convite à atenção

A 33ª Bienal propõe exercícios que convidam as pessoas a estarem atentas à experiência com a arte, dentro e fora do Pavilhão da Bienal.

#33bienal (Gabriel Pérez-Barreiro) A atenção

A 33ª Bienal de São Paulo quer levantar uma tomada de consciência sobre nossa atenção.

#33bienal (Gabriel Pérez-Barreiro) Artistas como curadores

O curador-geral da 33ª Bienal fala sobre a escolha de sete artistas para curar exposições coletivas dentro da edição.

#33bienal (Gabriel Pérez-Barreiro) Primeiros conceitos

Gabriel Pérez-Barreiro comenta sobre os primeiros conceitos da 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades afetivas

#33bienal (Gabriel Pérez-Barreiro) Como repensar uma Bienal

O curador-geral da 33ª Bienal comenta sobre as maneiras que a edição oferece para repensar a estrutura de uma Bienal.

Compartilhe