afinidades
afetivas
33bienal/sp

7 set - 9 dez, 2018
entrada gratuita

Áudio 33bienal


Stargazer II / Forgotten' by ['Esquecido' por] Mamma Andersson

Artist-curator Mamma Andersson talks about her painting Glömd [Forgotten].

Artista-curadora Mamma Andersson fala sobre sua pintura Glömd [Esquecidos].

Português | English

PORTUGUÊS

O título Esquecido explica o que é tudo isso. Ruínas de diferentes culturas e épocas, da vida de outras pessoas. Algumas pedras em um monte, fragmento de um propósito para um edifício, uma abertura para o nada, tudo acabou e foi esquecido. No entanto, encaramos a escuridão e a escuridão nos encara. Um momento na terra. Desde muito me interesso por lugares abandonados, não apenas arqueológicos. Imagens de cenas de crime onde o crime já foi varrido, mas onde um vazio tem lugar. Ou cenas de aldeias e comunidades deixadas numa terra de ninguém. Há uma beleza na tristeza e abandono, que me cativa e começo a fantasiar. Quando comecei a pintar Esquecido, o maior desafio foi encontrar a textura correta do material e da cor. Eu estava interessada no contraste entre a escuridão compacta e seca, as profundezas infinitas em direção às pinceladas esparsas e leves no céu e nas árvores. É quase como se a abertura da caverna estivesse sangrando.

ENGLISH

The title Forgotten explains what it's all about. Ruins from different cultures and times, from other people's lives.  A few rocks in a heap, fragment of a purpose for a building, an opening into nothingness, it's gone and forgotten. Nevertheless, we stare into the darkness and the darkness faces us. A moment on earth. I have been interested in abandoned places for a long time, not just archaeological. Images from crime scenes where the crime has already been swept away but an emptiness takes place. Or scenes from villages and communities left in a no-mans land. There is a beauty in the sorrow and abandonment, which captivates me and I start fantasizing. When I started to paint Forgotten, the biggest challenge was to find the right texture of material and the colour. I was interested in the contrast of the dry compact blackness, the infinite depths towards the light powdery sparse brush strokes in the sky and the trees. It's almost like the opening of the cave is bleeding.

Compartilhe