afinidades
afetivas
33bienal/sp

7 set - 9 dez, 2018
entrada gratuita

Convite à atenção


Maurício Perussi

Descrição do objeto de atenção
Uma fotografia selecionada no instagram, dentre as muitas imagens que eu curti nos últimos meses. Nela, aparece uma figura mascarada, vestindo jaqueta laranja. A imagem não é nítida, e há a predominância de quatro cores, sempre desfocadas: laranja, verde. cinza e amarela. Dá a impressão que se trata de uma fotografia que reproduz uma imagem previamente presente numa tela de computador. Há ondulações na superfície da imagem que sugerem a interferência da tela do computador na lente que a fotografa.

Registro da experiência

...a obra me leva para o universo dos seriados de heróis japoneses...a combinação inusual de cores cria um efeito estranho, desalinhado, mas muito atraente...algo me leva a pensar em algo muito sério, e antigo, que foi deslocado de seu contexto e assim ganhou um sentido cool e contemporâneo...ao mesmo tempo em que há sofrimento há humor....poderia ser a cena de um crime, e o cartaz de um filme B...poderia ser o cartaz de uma peça de teatro contemporâneo....mas por ele não daria para saber se a peça é boa ou não....a superfície da obra não é dela, é o meu celular engordurado...é uma superfície terra de ninguém, invadida a todo instante por mensagens de todo e qualquer e nenhum lugar...a superfície da obra só pode ser inferida, ela está soterrada abaixo da tela engordurada...mesmo assim, ela passa a sensação de rugosidade, uma leve aspereza....tentei escavar um pouco e me perguntar que era a figura mascarada e de jaqueta laranja...é um laranja bonito e enjoativo, todo embaçado como se fosse um ectoplasma abóbora...inventei umas histórias que me entediaram, então, voltei pra brincadeira da superfície...foi mais legal ficar ali, passeando nas cores e nas ondulações...acho que nunca passei tanto tempo olhando para a tela meu celular sem friccionar meus dedos nele....eu não olho meu celular com os olhos, mas com os dedos...notei isso...

Download

Baixe o conteúdo completo da publicação educativa em PDF

Compartilhe   

Aviso Legal
Os textos e imagens publicados por terceiros na área de Convite à atenção são de responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião da Fundação Bienal de São Paulo. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre a arte contemporânea e de refletir as diversas tendências do pensamento atual sobre os temas tratados.